bem-vindos
O Flor de Lis é um projeto idealizado e composto por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Seu foco está nas áreas socioambientais, tanto na faculdade quanto na cidade de Lorena.

recentes :
Albedo - você sabe o que é?
postado quinta-feira, 13 de março de 2014 @ 23:53

Albedo é uma medida adimensional relativa à quantidade de raios solares refletida por uma construção ou objeto e que depende principalmente da cor que sua superfície apresenta. Dizemos que quanto maior o albedo, menor a absorção de luz, o que implica em menor aquecimento do objeto.


O branco, como todos sabem, é a cor que mais reflete a luz solar e, portanto, objetos de cores brancas têm albedo mais alto. Nas regiões polares, por exemplo, onde o branco predomina por causa da neve e gelo, a reflexão dos raios de sol é de cerca de 75%. É por isso que alguns cientistas acreditam que o derretimento de calotas polares está causando um aumento da temperatura no planeta.

http://arquiteturasustentavel.org/telhados-brancos-para-diminuir-a-temperatura-da-cidade/
Pensando nisso, várias cidades pelo mundo estão adotando uma ideia muito inteligente: pintar os telhados de branco! Um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, revelou que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.


E essa simples atitude pode não só diminuir a temperatura da sua casa, como de toda a cidade, acabando com muitas ilhas de calor. Além disso, economiza-se muita energia elétrica, pois há menos gastos com ventiladores e ar-condicionados.

Eai, quem acha que a EEL deveria pintar alguns telhados de branco nesse calor?






Projeto Flor de Lis - © 2013 /(bg)
Escola de Engenharia de Lorena - USP