bem-vindos
O Flor de Lis é um projeto idealizado e composto por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Seu foco está nas áreas socioambientais, tanto na faculdade quanto na cidade de Lorena.

recentes :
Por que ser voluntário?
postado quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015 @ 17:32



Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, melhorando o meio ambiente e a qualidade de vida da comunidade. Quando se é universitário, temos a oportunidade de entrar em contato com instituições dispostas a patrocinar boas ideias e pessoas que querem fazer a diferença no mundo - elementos essenciais para se realizar o trabalho voluntário. Na USP e em outras universidades, existem diversos projetos que contam com o voluntariado e que buscam melhorar a faculdade, a formação dos alunos e ajudar a sociedade. Listamos aqui três motivos para você querer ser um voluntário na EEL.


Crescimento e satisfação pessoal
O maior valor do voluntariado é imaterial: o bem-estar proporcionado a quem é beneficiado por projetos sociais e também a quem pratica a solidariedade. Além disso, estudos também mostram que pessoas que praticam trabalho voluntário por razões altruístas vivem mais. Ajudar alguém que precisa, mudar algo no lugar que se vive para melhor, estar a disposição e dedicar seu tempo livre em prol de uma causa que você acredita são atitudes que fazem toda a diferença. E poder fazer isso com amigos torna tudo muito melhor. Poucas sensações são tão gratificantes quanto se sentir necessário, seja melhorando o ambiente em que vive ou fazendo alguém mais feliz com um ato de caridade.



Noção de responsabilidade
Na prática, ao se trabalhar em um projeto, muitas habilidades podem ser adquiridas, como melhora na comunicação, desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas, criatividade, gerenciamento de tempo, organização, trabalho em equipe etc. Porém, tudo isso exige muita responsabilidade do voluntário, pois um projeto não se faz sozinho e os membros de um grupo devem trabalhar unidos e confiantes para se atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, em muitos momentos o voluntário terá que se relacionar com outras entidades como empresas, a própria faculdade, parceiros, ou até mesmo gerenciar recursos materiais do próprio projeto, ações que requerem pessoas responsáveis e de confiança. Acreditar na ideia e querer torná-la realidade, podendo sempre contar com aliados, é a chave para que o projeto possa ter uma maior amplitude e conquiste todas as suas metas.



Currículo
Empregadores têm dado muito valor para os candidatos que se apresentam com experiência em algum tipo de trabalho voluntário. Eles veem nessa atividade o retrato de uma pessoa que gosta de assumir compromissos e é ativa na sociedade. Empresas pensam que a experiência adquirida pelo voluntário ao conviver com diferentes pessoas, ambientes e culturas o torna um funcionário que sabe também conviver melhor com os demais colegas de trabalho e que sabe assimilar mais rapidamente os ambientes dentro da empresa. Além do mais, as habilidades conquistadas pelo voluntário (citadas no item anterior) são de grande interesse para as corporações.

No Projeto Flor de Lis você pode adquirir tudo isso também!


O Flor de Lis tem como objetivo desenvolver todo e qualquer tipo de prática sustentável dentro e fora da universidade, bem como contribuir com o desenvolvimento de conceitos básicos de cidadania e educação ambiental.


Algumas metas do PFL são: implementar a total utilização de canecas retornáveis nos campi da EEL; a conscientização das crianças da cidade de Lorena por meio de atividades de educação socioambiental; participação na implementação e execução da coleta seletiva nos campi da EEL; contribuição e apoio em atividades de outros projetos existentes na faculdade, assim como o desenvolvimento de novas ideias dentro do contexto do projeto e promoção da sustentabilidade.

Venha nos ajudar e fazer a diferença!






Projeto Flor de Lis - © 2013 /(bg)
Escola de Engenharia de Lorena - USP