bem-vindos
O Flor de Lis é um projeto idealizado e composto por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Seu foco está nas áreas socioambientais, tanto na faculdade quanto na cidade de Lorena.

recentes :
5 cidades sustentáveis no Brasil
postado quinta-feira, 19 de setembro de 2013 @ 10:51

O que é uma cidade sustentável?
Cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos sócio-ambientais, onde o modelo e dinâmica de desenvolvimento e padrões de consumo respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras e existe uma justa distribuição de bens, serviços, direitos e deveres para garantir o conforto e dignidade humana, visando, também, a participação efetiva de todos os cidadãos nas decisões que definem a direção e padrão de desenvolvimento da cidade.

Confira 5 cidades brasileiras que são destaques nessa área:




Extrema - pioneira em compensação ambiental
Empenhado em pôr um fim na degradação ambiental da cidade, que acontecia principalmente devido a pecuária leiteira, o secretário do Meio Ambiente do município passou a pagar os proprietários rurais para manter as florestas em pé e preservar os cursos d'água. Além disso, a cidade fez parcerias com grandes fábricas instaladas na região, como a Bauducco, que se comprometeu a financiar a adequação ambiental a partir do quanto de recursos naturais a empresa consumia.




João Pessoa - pioneira na proteção de áreas verdes
As áreas ambientais são prioridades da administração pública da capital paraibana e seu modelo de proteção é referência para todo o Brasil. É também o primeiro município brasileiro a ser incluído oficialmente no programa Iniciativa de Fomento às Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).




Londrina - exemplo na coleta seletiva
A cidade de Londrina é um exemplo de consciência sustentável. O projeto de reciclagem da cidade estimula as pessoas não só a realizarem o descarte correto do lixo, mas também a economizar nas compras de alimentos. A população troca lixo reciclável por alimentos orgânicos: todas as sextas-feiras, os bairros preestabelecidos recebem equipes da Secretaria e da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e, a cada dois quilos de lixo reciclável entregue, é oferecido um quilo de alimento sem agrotóxicos.




Bertioga - exemplo de desenvolvimento sustentável
Em Bertioga, cidade litorânea do estado de São Paulo, moradores discutem a infraestrutura urbana, o déficit habitacional e a necessidade de um projeto para o turismo, tudo isso visando a preservação ambiental. Com 91% de sua área recoberta por vegetação natural, o desafio do município é conter a ocupação irregular nas áreas de reserva e garantir a habitação popular.




Curitiba - a capital ecológica nacional
Destaque na Rio+20, Curitiba recebeu o prêmio Global Green City Award (Cidade Verde) no evento e foi apontada pela ONU como modelo de cidade sustentável. É citada como modelo de políticas de transporte sustentáveis e pelos investimentos em infraestrutura na preparação para uma "cidade verde".  Suas áreas de cobertura vegetal passaram de 18% para 26% nos últimos dez anos, e o índice de área verde da cidade, 64,5 m² por pessoa, é um dos mais altos entre as capitais brasileiras.

Bibliografia: 1, 2, 3, 4, 5, Fotos: Flickr







Projeto Flor de Lis - © 2013 /(bg)
Escola de Engenharia de Lorena - USP