bem-vindos
O Flor de Lis é um projeto idealizado e composto por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL - USP). Seu foco está nas áreas socioambientais, tanto na faculdade quanto na cidade de Lorena.

recentes :
Os 3 R's
postado domingo, 18 de agosto de 2013 @ 09:48


Muitos, hoje em dia, já devem ter escutado esse termo por aí quando o assunto é reciclagem - os 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar) seguem o princípio de que evitar a geração do lixo causa menor impacto do que reciclar os materiais após seu descarte. Ou seja, não adianta praticar a coleta seletiva com os seus resíduos mas continuar comprando tudo o que vê pela frente, sem parar pra pensar se aquilo é mesmo necessário, o que resulta em um volume maior de lixo. Também não adianta ser ecologicamente correto só dentro de casa e consumir 5 a 10 copos plásticos por dia na escola ou no trabalho. Não é atoa que reduzir é o primeiro R.

Ninguém está pedindo para que você deixe de comprar aquilo que gosta, muito menos que vá morar no meio do mato. Apenas deve-se ter em mente que, antes de pensar  no destino do seu lixo, é preciso se preocupar em gerar menos lixo, e isso requer reflexão e mudança de hábitos.

Usar embalagens de vidro e garrafas plásticas após ter consumido o produto contido nelas também é uma atitude sustentável e é um exemplo de como você pode reutilizar o seu lixo.

O último R, reciclar, é geralmente confundido com o segundo R, devido a popularização do termo reciclagem nos últimos anos. Mas a diferença é que, normalmente, a reciclagem exige que o material passe por um processo industrial ou algo do tipo. Por exemplo: papel reciclado, sabão de óleo de cozinha, camisetas de garrafa pet, etc.

O dia a dia corrido e a falta de tempo e prática impossibilita muitos de nós de reciclar os nossos resíduos em casa. Mas existem pessoas que fazem dessa prática o seu trabalho - os catadores. Participando ou não de uma cooperativa, esses profissionais sabem como destinar corretamente o nosso lixo reciclável, seja vendendo para uma empresa recicladora, seja utilizando eles mesmos esses materiais. Porém, não existe coleta seletiva sem uma separação prévia, que deve ser feita pelo produtor do lixo, mas isso é assunto para um próximo post.






Projeto Flor de Lis - © 2013 /(bg)
Escola de Engenharia de Lorena - USP